top of page

Efeitos clínicos após contacto com a nicotina

A nicotina provoca uma grande variedade de sintomas após a sua toma, sendo caracterizada por uma elevada toxicidade e início de ação rápido.

​

       Os fumadores uma vez em contacto com a nicotina sentem numa fase inicial uma sensação de queimadura na boca e na garganta, salivação, e por vezes, distúrbios gastrointestinais, como náuseas, dores abdominais, vómitos e diarreia. A nível sistémico gera-se uma sensação de relaxamento e bem-estar, bem como a redução de stress e ansiedade que explicam o porquê dos indivíduos não conseguirem deixar de fumar. Contudo, também se manifestam outros sintomas não tão agradáveis, como dores de cabeça, tonturas, confusão, distúrbios visuais e auditivos, aumento da frequência cardíaca e respiratória.

​

       Em situações de intoxicação severa podem ocorrer tremores, cianose, dispneia, síncope e convulsões, que podem evoluir para um colapso. A morte pode ocorrer dentro de minutos devido à paralisia dos músculos respiratórios e/ou falha no sistema respiratório.

Figura 7. Descrição dos efeitos da nicotina no organismo

Adaptada de https://www.121doc.com/pt/deixar-de-fumar/nicotina-danos-a-saude (Consultado em 15/03/2018)

Referências Bibliográficas:

  1. Mishra, A., et al., Harmful effects of nicotine. Indian J Med Paediatr Oncol, 2015. 36(1): p. 24-31.

  2. http://www.inchem.org/documents/pims/plant/nicotab.htm#SectionTitle:2.2%20Summary%20of%20clinical%20effects (Consultado em 15/03/2018)

bottom of page