top of page

Tratamento

       Sendo a nicotina uma droga de abuso muito consumida a nível mundial, principalmente através do tabaco, é cada vez mais importante tratar a dependência que esta causa. Para isso existem várias opções disponíveis no mercado e algumas em estudo bastante promissoras. Muitas das vezes para aumentar a eficácia do tratamento usam-se associações destas várias terapias nomeadamente terapia de substituição da nicotina e vareniclina.

       Atualmente, é o tipo de tratamento mais utilizado para combater a dependência à nicotina. Pode apresentar-se sob a forma de adesivos transdérmicos, pastilhas, gomas e sprays.

  

   O principal objetivo é substituir parcialmente a nicotina anteriormente obtida pelo tabagismo, estimulando os recetores cerebrais alvos da nicotina, diminuindo assim os sintomas de abstinência. Porém, não elimina completamente esses sintomas, porque este tipo de terapia não consegue alcançar os níveis altos e rápidos de nicotina verificados na inalação do fumo do cigarro.

      Inicialmente foi desenvolvida como antidepressivo, porém, mais tarde, demonstrou eficácia como auxiliar na cessação tabágica, preferindo-se formulações de libertação prolongada em comparação com as de libertação imediata.

 

       Este fármaco inibe a recaptação da dopamina e noradrenalina e funciona como um antagonista fraco dos recetores nicotínicos, permitindo assim reduzir os sintomas da abstinência da nicotina.

       Este fármaco é um agonista parcial seletivo do recetor nicotínico α4β2. Apresenta um duplo efeito:

  • Estimula parcialmente esses recetores exercendo assim uma ação agonista da nicotina, porém em menor grau que a nicotina;

  • Impede a ligação da nicotina a esses recetores, exercendo assim um efeito antagonista.

Referências Bibliográficas:

  1. Casella, G., P. Caponnetto, and R. Polosa, Therapeutic advances in the treatment of nicotine addiction: present and future. Ther Adv Chronic Dis, 2010. 1(3): p. 95-106.

  2. NIDA. (2018, January 5). Tobacco, Nicotine, and E-Cigarettes. Disponível em: https://www.drugabuse.gov/publications/research-reports/tobacco-nicotine-e-cigarettes (Consultado em 30/04/2018)

bottom of page