top of page

História

   O tabaco teve origem nas regiões com climas temperados da América. As populações indígenas mascavam e fumavam as folhas secas da planta do tabaco que contém vários compostos, sendo um dos principais a nicotina. Aquando a chegada de Cristóvão Colombo ao continente americano em 1492, o consumo de tabaco espalhou-se por outras regiões e por volta do ano 1500 já se encontrava em Portugal, Espanha e Inglaterra.

​

  A grande popularidade que o tabaco apresentou nessa altura na Europa foi porque os europeus acreditavam que se tratava de um produto com propriedades medicinais que curava tudo, porém essa ideia não permaneceu muito tempo. A partir daí foi amplamente produzido e vendido.

​

   Em 1880 desenvolveu-se uma máquina de fazer cigarros e charutos. Sendo que no início de 1900, bilhões de cigarros e charutos eram vendidos anualmente. Devido a este crescente consumo os investigadores preocuparam-se em perceber como é que realmente atuava este produto e em 1950 estudos relacionaram o tabagismo com o cancro do pulmão e outras doenças.

​

   Em 1965 foi aprovada a lei da etiquetagem nos EUA exigindo uma mensagem de advertência em cada maço de cigarros, nesta altura cerca de 42% da população americana era fumadora. Devido à lei da etiquetagem o número de fumadores diminuiu, sendo que em 2006 só cerca de 21% dos americanos fumavam. As estimativas demográficas para o início de 2000 indicaram, no entanto, que havia mais de 1,2 bilhões de fumadores a nível mundial.

​

   Atualmente, mais de 7 milhões de mortes em todo o mundo são atribuídas ao consumo de tabaco, o que pode chegar a mais de 8 milhões em 2030 caso não se contribua para a cessação tabágica.

​

   Relativamente ao consumo em Portugal, segundo o inquérito nacional de saúde de 2014 existem cerca de 1,78 milhões de fumadores com idade superior a 15 anos, sendo que destes 1,5 milhões são fumadores diários (Figura 2). Verifica-se que o consumo é maioritário no sexo masculino.

Figura 1. Número de cigarros consumidos por uma pessoa com idade superior a 15 anos durante um ano.

Adaptada de https://tobaccoatlas.org/topic/consumption/ (Consultado em 09/05/2018)

Figura 2. Consumo de tabaco em Portugal de acordo com a faixa etária a partir dos 15 anos.

Adaptada de Direção-Geral da Saúde. (2015). Prevenção e Controlo
do Tabagismo em Números. Disponível em: https://www.dgs.pt/em-destaque/portugal-prevencao-e-controlo-do-tabagismo-em-numeros-201511.aspx

Referências Bibliográficas:

  1. Dani, J. A., & Balfour, D. J. K. (2011). Historical and Current Perspective on Tobacco use and Nicotine Addiction. Trends in Neurosciences, 34(7), 383–392.

  2. World Health Organization. (2017). World No Tobacco Day, 31 May 2017. Disponível em: http://www.who.int/campaigns/no-tobacco-day/2017/event/en/

  3. Direção-Geral da Saúde. (2015). Prevenção e Controlodo Tabagismo em Números. Disponível em: https://www.dgs.pt/em-destaque/portugal-prevencao-e-controlo-do-tabagismo-em-numeros-201511.aspx

bottom of page